Incoterm

EXW - Ex Works - Na Origem - (local de entrega nomeado)

Este termo significa que o vendedor cumpre a sua obrigação ao colocar a mercadoria disponível ao comprador, em seus domínios ou outro local nomeado (fábrica, armazém, etc). Em particular, ele não é responsável pelo carregamento dos bens no veículo fornecido pelo comprador ou para o desembaraço das mercadorias para exportação, salvo acordo em contrário. O comprador assume todos os custos e riscos envolvidos em levar a mercadoria do estabelecimento do vendedor para o destino desejado.

Este termo não deve ser usado quando o comprador não pode realizar, direta ou indiretamente as formalidades de exportação. Em tais circunstâncias, o termo FCA deve ser usado.

FCA - Free Carrier - Livre no Transportador - (local de entrega nomeado)

Significa que o vendedor entrega a mercadoria, desembaraçada para exportação, ao transportador designado pelo comprador, no local nomeado. Note-se que o local escolhido de entrega tem um impacto nas obrigações de embarque e desembarque das mercadorias naquele local. Se a entrega ocorrer na propriedade do vendedor, o vendedor é responsável pelo carregamento. Se a entrega ocorrer em qualquer outro lugar, o vendedor não é responsável pelo desembarque.

CPT - Carriage Paid To - Transporte Pago Até - (local de destino nomeado)

Este termo significa que o vendedor paga o frete para o transporte das mercadorias até o destino nomeado. O risco de perda ou danos às mercadorias, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos após o momento de as mercadorias terem sido entregues ao transportador, são transferidos do vendedor para o comprador quando a mercadoria for entregue à custódia do da transportadora.

Se o comprador não assegura a transferência e se a mercadoria for danificada, você pode correr o risco de não ser pago.

O transportador é qualquer pessoa que, em um contrato de transporte, se compromete a realizar ou conseguir a realização de transporte, ferroviário, rodoviário, marítimo, aéreo, fluvial ou por uma combinação de tais modos. Se transportadores subseqüentes são usados ??para o transporte até o destino acordado, o risco é transferido ao comprador quando as mercadorias foram entregues ao primeiro transportador. Este termo exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.

CIP - Carriage And Insurance Paid To - Transporte e Seguro Pagos Até - (local de destino nomeado)

Este termo significa que o vendedor tem as mesmas obrigações que em CPT - Carriage Paid to e o vendedor também tem que obter o seguro de carga contra o risco do comprador de perda ou dano às mercadorias durante o transporte.

O vendedor contrata o seguro e paga o prêmio do seguro.

O vendedor só é obrigado a obter um seguro de cobertura mínima.

Este termo exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.

DAT - Delivered At Terminal - Entregue No Terminal (terminal nomeado no porto ou local de destino)

Vendedor entrega a mercadoria, tão logo uma vez descarregadas do meio de transporte utilizado, quando ela for colocada à disposição do comprador no terminal ou local de destino nomeado. "Terminal" inclui cais, entreposto, pátio de contêiner ou rodoviário, ferroviário ou terminal aéreo. Ambas as partes devem especificar claramente o terminal, e se possível, um ponto especifico dentro do terminal.

Vendedor é responsável pelos procedimentos de exportação e os custos e riscos para levar as mercadorias para o ponto especificado no contrato.

Importador é responsável para desembaraçar as mercadorias de importação, organizar as formalidades aduaneiras de importação e pagar imposto de importação.

Se a intenção é que o vendedor deve arcar com todos os custos e as responsabilidades do terminal para outro ponto, DAP ou DDP pode se aplicar.

DAP - Delivered At Place - Entregue No Local - (local de destino nomeado)

Neste termo, a entrega da mercadoria pelo vendedor ocorre quando ela é colocada à disposição do comprador, no local de destino nomeado, no veículo de transporte, pronta para ser desembaraçada . As partes são aconselhadas a especificar claramente o ponto dentro do local de destino acordado porque os riscos são transferidos a partir deste ponto do vendedor para o comprador. Se o vendedor é responsável por desembaraçar as mercadorias, pagar direitos etc., deve ser usado o termo DDP.

Vendedor assume a responsabilidade e riscos para entregar a mercadoria no local nomeado.

É aconselhavel o vendedor obter contratos de transporte que coincidem com o contrato de venda.

Vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação.

Importador é responsável pela realização do desembaraço aduaneiro, e pagar os direitos aduaneiros.

DDP - Delivered Duty Paid - Entregue Com Direitos Pagos - (local de destino nomeado)

O vendedor é responsável por entregar as mercadorias para o importador no local de destino nomeado, e assume todos os custos e riscos para esta entrega. Isso inclui as formalidades de direitos, impostos e aduaneira. Este termo pode ser usado independentemente do modo de transporte.

Todos os procedimentos aduaneiros (importação e exportação) e direitos de importação e os impostos são devido ao vendedor, a menos que algo diferente é acordado no contrato de venda.

FAS - Free alongside Ship - Livre ao Lado do Navio - (porto de embarque nomeado)

O vendedor cumpre a sua obrigação de entrega quando a mercadoria for posicionada ao lado do navio designado pelo comprador no porto de embarque. O comprador é responsável por todos os custos e os riscos de perda ou dano às mercadorias a partir daquele momento. O vendedor dor também é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.

FOB - Free on Board - Livre a Bordo - (porto de embarque nomeado)

Uma vez que as mercadorias tenham passado a amurada do navio designado pelo comprador no porto de origem, o comprador é responsável por todos os custos e os riscos de perda ou dano às mercadorias a partir daquele ponto. O vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.

CFR - Cost and Freight - Custo e Frete - (porto de destino nomeado)

O vendedor deve pagar os custos e frete necessários para levar as mercadorias até o porto de destino. O risco de perda ou dano é transferido do vendedor ao comprador quando a mercadoria passar a amurada do navio no porto de embarque. O vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.

CIF – Cost, Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete - (porto de destino nomeado)

O vendedor tem as mesmas obrigações que no "CFR", no entanto, ele também é obrigado a fornecer o seguro contra o risco do comprador de perda ou avaria da mercadoria durante o trânsito. O vendedor é obrigado a desembaraçar as mercadorias para exportação. Este termo só deve ser utilizado para transporte marítimo ou fluvial.